segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

GUIÃO DO JEJUADOR

GUIÃO DO JEJUADOR

O Ramadan é o nono mês do calendário lunar, preferido por ALLAH, no qual revelou o sagrado Curán de uma só vez para “Baitul Izzá” numa das suas noites (i.e na noite de Cadre) o Alcorão não foi o único livro celestial revelado no Ramadan por ALLAH, pois Ele havia revelado os outros neste mês sagrado.
O termo ramadan indica calor, sede… por exemplo se você disser “ Ramadhua Al-inssan” significa que o individuo tem sede e Ramadan’huáu” significa areia quente. Portanto o termo Ramadan derivou-se do calor e sede. Este mês foi assim chamado por coincidir com a época do calor tal como aconteceu com o mês de “Rabiul Awwal” e “Rabius-sane” na época da primaveira.
UM BREVE HISTORIAL DOM JEJUM
O Jejum é prática física de devoção e exercício espiritual, que havia sido instituído também para os outros povos que nos antecederam. Por exemplo. Os egípcios da antiguidade costumavam jejuar, bem como os gregos e chineses. Aquando da chegada do Islam, o jejum já era algo conhecido dos povos possuidores de escritura embora a maneira de jejuar fosse diferente da nossa. ALLAH diz:
Ó fieis, foi vos prescrito o jejum tal como tinha sido aos vossos antepassados, para que vos possais tornar tementes “ IBN Abasse r.a ao interpretar este versículo afirma que os antepassados aqui referidos são os possuidores da escritura divina (Tourah e Injil) ”

ALLAH prescreveu o jejum para os muçulmanos no mês de Ramadan no segundo ano de Hijrah (emigração).
DEFINIÇÃO DE JEJUM
O termo “saumo” (jejum), literalmente significa privação ou abstinência. Abú Ubeida r.a diz que se o individuo abster-se de andar, comer, falar etc. dir-se-á que está jejuado. Na jurisprudência islâmica o jejum significa abster-se de comer, beber, de relações sexuais, fumar e prática de qualquer indecência, desde a aparição da aurora até ao pôr do sol. Contudo a sua perfeição consiste na fé e na intenção.
BENEFÍCIOS DO JEJUM
No ponto de vista científico, o jejum sanei os intestinos que estes por sua vez regeneram o estômago, livram o corpo dos produtos residuais que deterioram o seu organismo. O profeta S.A.W. diz: “jejuar para obterdes saúde”. O estômago é o centro da enfermidade e a dieta é o melhor remédio.
Para além dos benefícios acima mencionados, podemos englobar os morais e sociais. Quanto aos morais o jejum educa o espírito de modo a deixar de caluniar, envolver-se em disputas fúteis, leva o homem a paciência e auto-domínio em caso de zanga. E quanto ao aspecto social, promove a unificação dos sentimentos do pobres e ricos na generosidade, promove a erradicação da avareza e intensificação da caridade, promove por outro lado a justiça e igualdade, em suma impede a prática de vários males.
CONTINUADO NA NOSSA PAGINA BIBLIOTECA...

Sem comentários:

Enviar um comentário